Conclusões da reunião da Ordem dos Enfermeiros com a nova direcção do INEM

Conclusões da reunião da Ordem dos Enfermeiros com a nova direcção do INEM

Lisboa, 22 de Outubro de 2010 – A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu esta tarde com o novo Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), presidido pelo Dr. Miguel Soares Oliveira.

Classificando o encontro como positivo, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, considera que a actual direcção do INEM «está empenhada na resolução de problemas pendentes há muito tempo». A provar isso mesmo encontram-se três medidas que resultam desta reunião:

  • As ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) são meios a manter e a desenvolver a curto-prazo, pelo que a direcção do INEM propôs o seu reposicionamento na arquitectura do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), passando assim a fazer uma abordagem junto dos doentes em situação crítica.

 

  • Neste contexto, o Presidente do Conselho Directivo do INEM admitiu que a Circular nº 3 / 2010 – DEM, relativa à transmissão de dados entre os profissionais que estão no terreno e os CODU, vai ser alterada no sentido de a transmissão de dados dos enfermeiros das SIV ter prioridade absoluta de atendimento por parte do médico regulador dos CODU.

 

  • O novo patamar de intervenção dos enfermeiros das SIV no transporte e acompanhamento do doente crítico implica a definição de protocolos de actuação que permitam garantir a qualidade de cuidados e a autonomia dessa intervenção. Para definir esses mesmos protocolos e discutir as competências dos vários actores que operam na Emergência Pré-hospitalar – de forma coerente e de acordo com as respectivas qualificações – será criado, já na próxima semana, um grupo de trabalho conjunto entre a Ordem dos Enfermeiros e o INEM.
    Nesta reunião também estiveram presentes o Enf. Jacinto Oliveira, Vice-presidente do Conselho Directivo da OE, Enf. Júlio Branco, Secretário do Conselho Directivo da OE, o Enf. Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer, Dr. Júlio Pedro e o Eng. José Pedro Lopes, ambos vogais do Conselho Directivo do INEM

lneves