Conclusões da reunião com o Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde

Conclusões da reunião com o Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros reuniu, na passada segunda-feira (24/10/2011), com o Dr. Paulo Macedo, Ministro da Saúde, e com o Dr. Manuel Teixeira, Secretário de Estado da Saúde. Damos nota das conclusões desse encontro:


                                   • Cuidados de Saúde Primários – O Dr. Paulo Macedo expressou interesse na valorização do papel dos enfermeiros, defendendo que estes profissionais assumam um conjunto de responsabilidades que permitam uma resposta menos medicalizada do SNS – assente num acompanhamento contínuo dos processos de saúde / doença dos cidadãos, evitando a agudização de situações clínicas que impliquem cuidados médicos e tecnológicos.

A figura do Enfermeiro de Família acolhe grande receptividade junto da equipa ministerial, pelo que esta matéria será trabalhada com o Dr. Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto da Saúde. Pretende-se que deste trabalho conjunto resulte um plano estratégico para a concretização do Enfermeiro de Família.

Também foi reconhecida a necessidade de reforço dos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente nas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), sendo que terão de ser encontradas soluções para consolidar as respostas, tendo em conta o actual quadro orçamental restritivo.

                                   • Cuidados Continuados – O Dr. Paulo Macedo demonstrou preocupação quanto ao financiamento de 1.000 camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, pelo que a Ordem dos Enfermeiros sugeriu a elaboração de um plano de intervenção integrada, de proximidade e continuidade, que permita realocar verbas do sector hospitalar para esta área de cuidados.

                                   • Participação dos enfermeiros em órgãos de gestão – sobre esta matéria, o senhor Ministro da Saúde reconheceu que os enfermeiros detêm competências que, por alguma ausência de visibilidade, não têm sido tidas em conta aquando da nomeação de cargos de direcção.

O mesmo governante defendeu que deve ser garantida a participação das direcções técnicas – compostas pela direcção médica e de enfermagem – nos conselhos de administração das unidades de saúde.
 
No encontro a Ordem dos Enfermeiros esteve representada pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e Enf.º Jacinto Oliveira, vice-presidentes da OE.

 

lneves