Comemoração do Dia Mundial do AVC na cidade de Viseu

Comemoração do Dia Mundial do AVC na cidade de Viseu

Em parceria com a Associação Portuguesa da Enfermeiros de Reabilitação (APER), Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e Câmara Municipal de Viseu (CMV), a Mesa do Colégio de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros comemorou, no dia 29 de outubro, na cidade de Viseu, o Dia Mundial do AVC.

Pelas 10h00, vários enfermeiros da MCEER, APER e EESV, identificados com camisolas alusivas à data, deram início a uma ação de sensibilização, informação e a um rastreio às pessoas que se deslocaram à unidade móvel de saúde da CMV estacionada junto à feira e simultaneamente, ao contacto pessoal com a população que se encontrava na feira semanal de Viseu.
 

 


No rastreio foi privilegiada a avaliação, ensino e registo de parâmetros importantes para o conhecimento, prevenção do AVC. Na feira foi privilegiado o contacto pessoal para esclarecimento e distribuição de informação sobre esta matéria.

Pelas 12h00, organizou-se uma marcha com todos os enfermeiros que se associaram ao evento, desde o local da feira até à praça do Rossio. Entre as 14h00 e as 16h30, a unidade móvel de saúde esteve estacionada junto à praça do Rossio continuando o rastreio iniciado de manhã.

Pelas 17h45, teve início no auditório da ESSV uma palestra sobre o AVC e o seu tratamento que teve como oradora a Dr.ª Ana Gomes, médica do Centro Hospitalar Tondela Viseu, seguindo-se um período muito participado de discussão entre os muitos presentes na sala.
Resulta desta iniciativa uma avaliação muito positiva pela mobilização dos colegas da ESSV, pela colaboração da CMV, pela adesão das pessoas ao rastreio e pela número de pessoas que foi possível contactar pessoalmente na feira. Estimamos que cerca de 200 pessoas foram alvo de rastreio e informação na unidade móvel e cerca de 400 pessoas alvo de informação verbal e escrita no espaço da feira semanal.

A mensagem da prevenção, da identificação e intervenção precoce bem como do processo de reabilitação foi levada junto da população, aumentando o seu conhecimento sobre esta doença e o papel importante que pode desempenhar o Enfermeiro Especialista de Reabilitação na resolução dos problemas de saúde das pessoas e famílias afetadas pelo AVC.

Cabe, assim, o agradecimento formal às entidades que colaboraram com esta iniciativa da Ordem dos Enfermeiros e coordenada pela MCEER, nomeadamente à Escola Superior de Saúde de Viseu, à Câmara Municipal de Viseu e à Associação Portuguesa da Enfermeiros de Reabilitação bem como a todos os profissionais que connosco desenvolveram este projeto.

O PMCEER,
Enf. Belmiro Rocha

patriciag