CODU: Governo recua e aceita sugestão da Ordem

CODU: Governo recua e aceita sugestão da Ordem

A Ordem dos Enfermeiros (OE) reclamou e conseguiu que o Governo corrigisse a omissão, ao incluir um enfermeiro no Grupo de Trabalho para a Reestruturação dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. José Alexandre Abrantes foi nomeado pela Ordem para integrar o grupo.

“Esta omissão tinha mesmo de ser corrigida. Tinha de haver um enfermeiro neste grupo, porque foi um erro histórico a retirada dos enfermeiros dos CODU. Os enfermeiros prestam diariamente cuidados na área da emergência médica e têm também conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos CODU”, lembra a Bastonária Ana Rita Cavaco.

A Ordem nomeou o enfermeiro José Alexandre Abrantes, secretário do Conselho Directivo Regional do Sul da OE. José Alexandre Abrantes tem vasta experiência na área da emergência médica, trabalhando actualmente no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Recorde-se que o grupo da reestruturação dos CODU do INEM excluía os enfermeiros, uma omissão considerada “inadmissível” e que levou a OE a notificar o Governo no sentido de solicitar a integração de enfermeiros de reconhecido mérito e experiência na área da emergência médica. Agora, cinco dias depois do ofício da Bastonária, a Ordem recebeu autorização do Ministério da Saúde para nomear um representante para o grupo dos CODU.

lneves