Castelo Branco: Ordem exige reforço imediato de enfermeiros

Castelo Branco: Ordem exige reforço imediato de enfermeiros

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) enviou um ofício ao Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco a exigir o reforço da equipa de Enfermagem. Estão em causa situações graves de incumprimento de dotações seguras que colocam em risco a segurança das pessoas.

"Esperámos dois meses para ver estas situações resolvidas, nomeadamente a que se refere ao serviço de urgência. Não há mais tempo a perder", explica Ana Rita Cavaco recordando que os casos foram identificados durante a visita que fez ao hospital em Maio. Nesse sentido, a Bastonária exige ao Conselho de Administração que reforce "de imediato" a equipa de Enfermagem e esclarece, entre outras coisas, que o trabalho extraordinário não pode corresponder a turnos programados em horário, até porque fazê-lo constitui uma ilegalidade, pelo que os enfermeiros não estão obrigados a cumprir.

Ana Rita Cavaco sublinhou ainda que "fechar os olhos a ilegalidades praticadas pela administração pública, é negar a função social de uma Ordem profissional e é falhar ao País".

Veja ou reveja aqui o vídeo da visita da OE.

patriciag