Carreira: Ordem apoia suspensão do protesto mas fica atenta

Carreira: Ordem apoia suspensão do protesto mas fica atenta

 

A Ordem dos Enfermeiros apoia a suspensão do protesto dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, congratula-se com o princípio de entendimento com o Ministério da Saúde, mas fica “atenta” às negociações.
 
“Estamos ao lado do Movimento EESMO como sempre estivemos. Se os enfermeiros acreditam que é possível chegar a um acordo, a Ordem apoia a sua decisão de suspender o protesto. Mas é preciso que fique claro que vamos estar muito atentos às negociações porque o Governo não pode desbaratar a confiança que estes enfermeiros colocaram neste processo negocial”, esclarece Luís Barreira, Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros.
 
Na sequência da reunião de ontem entre a Federação de Enfermeiros e o Ministério da Saúde, onde o Movimento EESMO participou como observador, ficou o compromisso de negociar o Acordo Colectivo de Trabalho aplicado a todos os enfermeiros do SNS, introduzindo a categoria de Enfermeiro Especialista e consequente diferenciação remuneratória.
 
“Decidimos suspender o protesto para aliviar a pressão e dar um voto de confiança a esta negociação. Mas suspender não é cancelar. Acreditamos num acordo, mas se houver retrocessos voltaremos ao protesto”, explica Bruno Reis, do Movimento EESMO.
 
A próxima reunião está agendada para dia 31 de Julho, segunda-feira. As rondas negociais vão decorrer durante o mês de Agosto e as matérias acordadas devem estar em vigor a 1 de Setembro.

 

lneves