Call Center açoriano de acordo com Modelo Integrado de Emergência Pré-hospitalar defendido pela OE

Call Center açoriano de acordo com Modelo Integrado de Emergência Pré-hospitalar defendido pela OE

De visita à Região Autónoma (RA) dos Açores a convite do Diretor Regional da Saúde, a Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros (OE) com competências delegadas pelo Sr. Bastonário, teve oportunidade de assistir à assinatura do protocolo que criará o Call Center da Saúde. A cerimónia decorreu em Angra do Heroísmo, a 10 de abril.

De acordo com o Governo regional dos Açores, este serviço pretende dar resposta a todas as chamadas na área da saúde, quer seja de emergência médica, quer seja de aconselhamento e orientação no sistema. Em suma, trata-se de unir num só os serviços prestados pela Saúde 24 e pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Para a Enf.ª Lúcia Leite, este «é um forte exemplo de pioneirismo e de reconhecimento das competências dos enfermeiros por parte do Governo Regional». Mais: o facto de ter enfermeiros a fazer a triagem de situações de emergência pré-hospitalar «vai ao encontro das boas práticas internacionais no que diz respeito à qualidade do atendimento e eficiência do serviço». Além disso, «está de acordo com o que a OE preconiza no Modelo Integrado de Emergência Pré-hospitalar».

O investimento e a confiança depositada na Enfermagem está bem patente nas declarações do Dr. Luís Cabral, Secretário Regional da Saúde. Conforme explicou à comunicação social, a região dispõe de enfermeiros «muito treinados e proficientes», sendo «garantia de segurança e qualidade» de um serviço que pretende acompanhar de perto o utente – desde o seu domicílio até à unidade de saúde.
 
O Call Center açoriano da Saúde deve entra em funcionamento até junho.

Além da Enf.ª Lúcia Leite, a cerimónia contou com a presença do Enf.º Tiago Lopes, Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional da RA dos Açores.

Confira aqui as declarações do Dr. Luís Cabral sobre a garantia de qualidade que os enfermeiros fornecem à Emergência Pré-hospitalar açoriana.     

lneves