Bastonário da OE visitou ACeS Póvoa do Varzim / Vila do Conde

Bastonário da OE visitou ACeS Póvoa do Varzim / Vila do Conde

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), acompanhado pelo Presidente da Secção Regional do Norte da OE, esteve ontem de visita ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Póvoa do Varzim / Vila do Conde, tendo-se congratulado com estes «dois bons exemplos».

A par do funcionamento das Unidades de Saúde Familiar que integram este agrupamento, o Enf. Germano Couto tomou conhecimento com os programas das duas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC): Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Na UCC Póvoa de Varzim, foram destacadas os Programas: de Cuidados Continuados e Paliativos; de Enfermagem de Reabilitação; de Saúde Materna; de Saúde Escolar; de Saúde Infantil e Juvenil; de Saúde Comunitária.

Na UCC de Vila do Conde, foram enunciados os projetos: de Saúde Escolar; de Apoio a Crianças e Jovens em Risco; de Intervenção Precoce; de Peri-menopausa e Sexualidade; de Parentalidade; de apoio a famílias com Rendimento Social de Inserção; de Reabilitação; de Terapia Compressiva; de Cuidados Continuados Integrados. Outros três projetos – dirigidos à pessoa com ostomia, “In” formar em Saúde, Saúde em Rede – foram também aflorados.

No final desta visita, o Enf. Germano Couto falou à comunicação social e apelou a uma maior aposta nas UCC, face ao seu número ainda muito reduzido.

Aos jornalistas, o responsável da OE explicou as mais-valias das UCC, voltadas para projetos na comunidade ao nível da saúde escolar, reabilitação, saúde oral, preparação para o parto e para a parentalidade. No entanto, apesar desta filosofia de trabalho estar inscrita na reforma dos Cuidados de Saúde Primários não há qualquer incentivo financeiro aos seus profissionais, ao contrário do que ocorre nas Unidades de Saúde Familiar.

Mais do que dar plena cobertura aos utentes sem médico de família atribuído, é preciso que atribuir um enfermeiro a cada um dos portugueses. Há certamente um número muito elevado de cidadãos sem enfermeiro atribuído – situação, essa, da qual não se fala, sublinhou o Bastonário da OE.

Ana Saianda