Bastonária pede reunião urgente com Ministra da Justiça

Bastonária pede reunião urgente com Ministra da Justiça


A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) pediu hoje uma audiência com carácter de urgência a Francisca Van Dunem, Ministra da Justiça, para debater o problema da falta de enfermeiros nas prisões. «É inaceitável que possam existir cidadãos, seja qual for a sua situação, que se vejam privados» de cuidados de Enfermagem, defende a Ana Rita Cavaco.

Para a Bastonária da OE, «cuidados de Enfermagem básicos, como, por exemplo, a administração de um medicamento, não podem ficar à responsabilidade de alguém que não tem competência para o efeito». Recorde-se que o recurso a empresas de prestação de serviços está a colocar em causa a presença de enfermeiros nas prisões, tendo sido noticiado que há medicação que está a ser administrada por guardas-prisionais.

Em 2015, numa reportagem efectuada no Hospital Prisional S. João de Deus, em Caixas, já tinham ficado claras as dificuldades vividas na gestão de recursos humanos e, consequentemente, na prestação de cuidados de Enfermagem com qualidade e segurança.


Consulte aqui a reportagem da Revista da Ordem dos Enfermeiros-

lneves