Bastonária lamenta saída dos enfermeiros dos CODU

Bastonária lamenta saída dos enfermeiros dos CODU

A Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), esteve ontem, 30 de Junho, no Jornal do Dia (às 21 horas) da TVI 24 a comentar a saída dos enfermeiros dos CODU, na sequência de uma decisão ministerial comunicada à OE na reunião de segunda-feira, dia 28, com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

A Bastonária lamentou a saída dos enfermeiros deste organismo e manifestou desejo de que a saúde dos portugueses não venha a ser afectada por uma medida, que considerou «avulsa» e contrária ao que sempre foi avançado pela tutela à Ordem dos Enfermeiros (OE).
A dirigente manifestou desconhecer a intenção de antecipar em um mês a saída dos enfermeiros do CODU, por vontade dos próprios, sublinhando que não houve «qualquer orientação da OE» nesse sentido e que é apenas resultado do desgaste dos profissionais fruto da indecisão política nos últimos três anos.

A Enf.ª Maria Augusta de Sousa enunciou ainda as vantagens da existência de enfermeiros nos CODU, que serão agora substituídos por «técnicos de comunicações», adiantando que os enfermeiros têm competências do foro clínico que lhes permite interpretar de uma forma diferente (mais assertiva) o que é dito pelos utentes que accionam o 112. Por outro lado, a presença de enfermeiros nos CODU também era uma mais-valia para os enfermeiros que se encontram no terreno em emergência pré-hospitalar.

Poderá ver aqui a totalidade da intervenção da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

Ana Saianda