Bastonária impressionada com recuperação da ilha da Madeira

Bastonária impressionada com recuperação da ilha da Madeira

A Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, visitou a Ilha da Madeira ontem, dia 1 de Março, para poder contactar com os enfermeiros e com os utentes da região, tendo em conta os acontecimentos dramáticos de 20 de Fevereiro.

Depois de ter visitado o quartel do Funchal que recebeu os desalojados e onde se centrou a acção da Caritas, na recolha e distribuição dos mantimentos pelas famílias afectadas, a Enf.ª Maria Augusta Sousa esteve na Clínica de São João de Deus, na freguesia de Santo António, uma unidade psiquiátrica que recebeu e prestou cuidados a 175 pessoas que ali pediram auxílio no dia da catástrofe. Seguiu-se a apresentação de um voto de pesar e a manifestação de solidariedade ao Dr. Francisco Jardim Ramos, Secretário Regional dos Assuntos Sociais, e uma visita ao Hospital do Fundão, onde a Bastonária esteve com a equipa que no dia 20 esteve a prestar cuidados no Serviço de Urgência.

Do global desta iniciativa, há a salientar:

  • A capacidade de coordenação e de organização de todas as pessoas envolvidas no socorro e no restabelecimento da normalidade. Não seria possível, num espaço tão curto de tempo, recuperar a cidade do Funchal se não houvesse a capacidade do povo madeirense de congregar vontades e de organizar esforços. De salientar a excelente cooperação e coordenação entre os serviços de sáude, forças militares, a Caritas e os serviços sociais.
  • Os valores humanos que brotaram nesta trágica situação demonstraram que os seres humanos são capazes de feitos extraordinários que podem ser aplicados ao dia-a-dia.
  • Todas as pessoas envolvidas na reabilitação da ilha - nas quais se encontram enfermeiros - demonstraram que possuem saberes e competências para reagir e dar resposta às necessidades que surgiram. Se estas dinâmicas forem bem aproveitadas no quotidiano, poderão ajudar ao desenvolvimento da profissão e das organizações.

lneves