Bastonária da Ordem dos Enfermeiros no «Prós e Contras» de 2 de Novembro - Tema: Gripe A

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros no «Prós e Contras» de 2 de Novembro - Tema: Gripe A

A Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, foi uma das intervenientes no «Prós e Contras » de 2 de Novembro.

Para ver o programa clique aqui.

«Gripe A – Aproxima-se o ponto crítico. Receio exagerado ou ameaça real?» foi o tema do programa que também contou com a presença de médicos, farmacêuticos e responsáveis políticos.

Na sua intervenção, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros salientou o facto de a palavra «pandemia» ter uma conotação muito negativa junto da população, algo que tem dado azo a reacções alarmistas.

De acordo  com a Enf.ª Maria Augusta Sousa, os enfermeiros devem vacinar-se contra a Gripe A, pois têm uma responsabilidade acrescida que está ligada à função social da própria profissão - dando assim segurança aos cidadãos e permitindo que os serviços possam dar resposta em situações complexas. Desta  forma, os enfermeiros estão a dar mais um contributo para serem agentes activos no combate à pandemia, defendeu. 

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros recordou que as carências de recursos humanos vividas nos serviços podem dificultar a gestão dos casos e defendeu que os serviços de proximidade, nomeadamente os centros de saúde, possam ser reforçados para que se possa fazer a vigilância da doença no domicílio. 

lneves