Bastonária comenta vagas para próximo ano lectivo

Bastonária comenta vagas para próximo ano lectivo

No dia em que foram conhecidas as vagas para o ano lectivo 2010 / 2011, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), esteve no Jornal das 12 horas da RTPN a comentar a situação no campo da Enfermagem e o impacto no mercado de trabalho.

A dirigente da OE admitiu que o número de vagas abertas para o próximo ano lectivo vai ao encontro das necessidades formativas do País, sublinhando que «não é rigoroso dizer-se que há um aumento de vagas para Enfermagem».

O que é «dissonante» com as necessidades do País, adiantou a Bastonária, é a actual política de emprego.

A Enf.ª Maria Augusta Sousa adiantou alguns dos resultados de um estudo levado a cabo este ano junto dos jovens licenciados em Enfermagem sobre empregabilidade que dá conta que 19% dos profissionais formados (entre 2007 e 2009) não está a exercer a profissão. Há, inclusivamente, 14% dos jovens enfermeiros que não estão a exercer qualquer actividade e 5% estão a trabalhar em outra actividade.

A Bastonária admitiu também que 42% dos inquiridos já pensou em abandonar a profissão, dada a política de não valorização dos cuidados e a actual grelha salarial.

Poderá aceder aqui à intervenção da Enf.ª Maria Augusta Sousa.

Ana Saianda