Balanço da Semana Europeia do Aleitamento Materno - Teatrinho de fantoches na Escola EB1 / JI dos Montes Claros, em Coimbra, encerrou comemorações organizadas pela Ordem dos Enfermeiros

Balanço da Semana Europeia do Aleitamento Materno - Teatrinho de fantoches na Escola EB1 / JI dos Montes Claros, em Coimbra, encerrou comemorações organizadas pela Ordem dos Enfermeiros

Lisboa, 12 de Outubro de 2009 - A manhã de 9 de Outubro foi diferente para duas turmas do 3º ano da Escola EB1 / JI dos Montes Claros, em Coimbra. Um teatrinho de fantoches trouxe àquele estabelecimento de ensino a história da Carolina, uma menina muito curiosa sobre a alimentação do seu irmão recém-nascido. De uma forma didáctica e divertida, três enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica sensibilizaram um grupo de 44 crianças para a importância da amamentação em geral, nomeadamente para os benefícios do aleitamento exclusivo do bebé até aos seis meses de idade.

No teatrinho interviram a Carolina, o pai, a mãe e o seu irmão, o João. O grupo de alunos que participou nesta acção de sensibilização mostrou-se muito interessado na história, bem como em conhecer de perto a «Eva», uma boneca de pano que está grávida e que, após o nascimento do seu bebé, começa a amamentá-lo. Às crianças das duas turmas da Escola EB1 /JI dos Montes Claros foram oferecidos sacos-mochila alusivos à efeméride. 
 
Depois de ter comemorado, a 1 de Agosto, o Dia Mundial do Aleitamento Materno, a Ordem dos Enfermeiros, através da Comissão de Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, festejou a Semana Europeia do Aleitamento Materno - que este ano  se assinalou de 5 a 11 de Outubro.

As iniciativas de 2009 procuraram sensibilizar as crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade (altura em que aprendem ou já aprenderam o sistema reprodutor do corpo humano) para os benefícios da amamentação. Para isso foram realizadas várias acções de esclarecimento e formação junto dos mais pequenos.

As acções de sensibilização incidiram sobre a importância da amamentação para a saúde e bem-estar do bebé, da mãe e, por conseguinte, de toda a família e da própria comunidade.

Recordamos que entre os dias 6 e 9 de Outubro foram efectuadas acções de sensibilização em cinco escolas:

  • Escola EB1 / JI dos Benguiados, em Vila do Conde;
  • Externato de São João, Funchal (Madeira);
  • EB1 / JI de Vila Nova de Milfontes;
  • EB1 / JI de Capelas-Rossio, em Ponta Delgada (Açores); 
  • Escola EB1 / JI dos Montes Claros, em Coimbra.

Todas as sessões foram conduzidas por enfermeiras especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.

Paralelamente, a Ordem dos Enfermeiros, no âmbito das suas diversas Secções Regionais, também tem estado a realizar acções de formação destinadas a enfermeiros. Estas sessões têm incidido sobre as várias formas de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Recordamos que a Ordem dos Enfermeiros adoptou como lema das comemorações deste ano - quer do Dia Mundial do Aleitamento Materno (assinalado a 1 de Agosto), quer da Semana Europeia - a frase «Amamentação: uma resposta emergente e vital: está preparado(a)?» . Em Agosto foram enviados cartazes para as instituições de saúde, escolas de Enfermagem e associações de enfermeiros.

Enviamos em anexo uma fotografia da actividade desenvolvida na Escola EB1 / JI dos Montes Claros, no passado dia 9 de Outubro. Enviamos igualmente a imagem do cartaz que assinalou a efeméride deste ano.


 

tania