Associação Japonesa de Enfermeiros agradece «mensagem de encorajamento» da OE

Associação Japonesa de Enfermeiros agradece «mensagem de encorajamento» da OE

Na sequência da missiva de condolências enviada à presidente da Associação Japonesa de Enfermeiros (ANJ), Enf.ª Setsuko Hisatsune, a Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu um agradecimento desta organização.

«Numa situação difícil como a que vivemos, a vossa mensagem de encorajamento dá-nos força», agradeceu a presidente da Associação Japonesa de Enfermeiros.

«Muitos de vós têm-se preocupado connosco. Mas gostaria de vos dizer que a Associação Japonesa de Enfermeiros sobreviveu ao desastre e todos os funcionários e órgãos sociais sobreviveram e estão a trabalhar para minimizar o desastre», referiu a Enf.ª Setsuko Hisatsune à OE.

Logo após o desastre, a ANJ montou uma task force no sentido de enviar profissionais de Enfermagem «com bons conhecimentos e habilidades de Enfermagem para as áreas afectadas», apoiando hospitais e centros de evacuação, explicou a Associação Japonesa de Enfermeiros, a qual apontou que se trata de um «desastre sem precedentes».

Após o tsunami que atingiu o Japão, a Bastonária da OE manifestou a sua compaixão para com o povo japonês em carta dirigida à Enf.ª Setsuko Hisatsune. A Enf.ª Maria Augusta Sousa mostrou-se convicta de que «os enfermeiros japoneses estarão na primeira linha de resposta», tendo expressado a sua admiração pelo trabalho árduo que estes profissionais têm vindo a desenvolver para dar resposta à calamidade que assola o País e ao sofrimento e perda de muitas famílias.

Ana Saianda