Assembleia Geral aprova Relatório de Atividades e Contas 2012 e Plano de Atividades e Orçamento 2013

Decorreu, na tarde do passado sábado (16 de março), mais uma Assembleia Geral (AG) da Ordem dos Enfermeiros (OE).

O Auditório do Bloco C3 da Faculdade de Ciências de Lisboa recebeu um grupo considerável de enfermeiros que analisaram e votação os seguintes documentos:

1. Leitura e aprovação da ata da reunião da Assembleia Geral realizada em 24 de março de 2012 – ponto aprovado por maioria, com alterações.

2. Apreciação e votação do Relatório e Contas do ano 2012 – ponto aprovado por maioria.

3. Apreciação e votação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2013 – ponto aprovado por maioria.

A AG decorreu em ambiente bastante cordato, tendo proporcionado um extenso debate em torno dos temas apresentados. Os membros presentes revelaram um enorme sentido de responsabilidade e participação na vida da OE, ao expor a sua opinião e ao apresentar as suas propostas.

No início da reunião, o Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, fez um balanço do primeiro ano de mandato, abordando igualmente os desafios que se colocam à profissão e à própria OE.

Ter dotações seguras nos serviços de saúde, implementar o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), rentabilizar as competências de todos os enfermeiros, desenvolver estudos em áreas como a empregabilidade e a eliminação de ineficiências na Saúde e propor um conjunto de indicadores dos cuidados de Enfermagem que possam estar associados a novos modelos de financiamento são algumas das temáticas que irão pautar a intervenção política da OE em 2013.

Um dos assuntos que motivou maior discussão foi o Espaço Social do Enfermeiro, equipamento a ser edificado na área de intervenção da Secção Regional do Norte, mais propriamente em Barcelos. Alguns membros questionaram a sua necessidade e interesse, algo que foi esclarecido pelo Enf. Germano Couto. Não obstante esse facto, foi apresentada uma proposta para que este projeto ficasse suspenso até melhor análise. A proposta foi liminarmente rejeitada pela AG ficando, assim, fortemente legitimada a pretensão do atual Conselho Diretivo.

No final, o Bastonário da OE deixou claro que o atual Conselho Diretivo pretende «ajudar a construir a Enfermagem, esperando confiança de todos aqueles que constituem a profissão».

Recorde-se que o Relatório de Atividades 2012 foi apresentado pela Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente do Conselho Diretivo da OE, e que a apresentação do Plano de Atividades 2013 esteve a cargo do seu homólogo, Enf. Bruno Noronha. A execução financeira em 2012 e o orçamento para 2013 foram dados a conhecer pela Enf.ª Ana Sofia Durães, Tesoureira do Conselho Diretivo.

lneves