35º Aniversário do SNS – Investir na Saúde é apostar na Enfermagem

35º Aniversário do SNS – Investir na Saúde é apostar na Enfermagem

No dia em que se assinala o 35º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Ordem dos Enfermeiros quer endereçar uma palavra de especial apreço a todos os colegas que ao longo das últimas décadas têm dedicado muito de si – enquanto profissionais qualificados e enquanto pessoas – à obtenção de resultados que se traduzem em ganhos em saúde para a população.

O SNS está a enfrentar momentos difíceis, mas é preciso não esquecer as mais-valias conquistadas em indicadores-chave de Saúde Pública. Se compararmos os valores das taxas de mortalidade infantil e materna, da esperança média de vida à nascença e das doenças alvo do esforço de vacinação, verificamos que os ganhos após a criação do SNS são muito importantes. É este «património» que é motivo de orgulho para que os profissionais continuem a dar o seu contributo.

Mas é necessário acelerar o ritmo das reformas, apostar numa clara separação entre os sectores público e o privado e dar maior autonomia às unidades para gerirem os recursos e resultados. É necessário apostar em serviços de proximidade que valorizam os cuidados preventivos em detrimento de serviços curativos.

O SNS deverá ser o garante de um acesso universal a cuidados de saúde. Não pode, por isso, ser desvalorizado ou surgir como elemento secundário do Sistema de Saúde Português.

Existem hoje dificuldades de acesso a cuidados de saúde que resultam não só da organização de serviços, mas sobretudo da eterna relutância em colocar o cidadão no centro do sistema.

Também a falta de investimento na Enfermagem, nomeadamente na contratação de enfermeiros e em dotações adequadas, tem contribuído para o desgaste de todos aqueles que diariamente, num sistema de grande proximidade e ao longo de 24 horas, prestam cuidados a quem deles necessita.
 
Fazendo parte integrante do SNS, a Enfermagem esteve representada na cerimónia comemorativa da efeméride que se realizou esta manhã no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A OE também se associou à exposição promovida pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), patente no átrio principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
 
Veja aqui a maquete dos x-banners da Ordem dos Enfermeiros patentes na exposição.
 
Recorde-se que o SNS foi criado através da Lei n.º 56/79, de 15 de Setembro, que consagrou os «princípios da liberdade de escolha, universalidade e tendencial gratuitidade do acesso aos cuidados de saúde, bem como o direito à saúde para todos os cidadãos».

lneves