12 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO - ORDEM DOS ENFERMEIROS CONVIDA SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA SAÚDE E ASSOCIAÇÕES DE DOENTES - RESTAURANTE ESTUFA REAL (JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA, LISBOA) - 12H30

Lisboa, 6 de Maio de 2010 - No ano em que se assinalam 100 anos sobre a morte de Florence Nightingale (a fundadora da Enfermagem moderna), a Ordem dos Enfermeiros e os restantes membros do FNOPE (Fórum Nacional das Organizações Profissionais de Enfermeiros) vão comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro 2010, celebrado a 12 de Maio, de uma forma especial.

Partindo do lema escolhido pelo International Council of Nurses (ICN) e adoptado em Portugal para a efeméride deste ano - «Servir a comunidade e garantir qualidade: os enfermeiros na vanguarda dos cuidados na doença crónica» - a Ordem dos Enfermeiros vai organizar um conjunto de actividades, destacando-se a realização de um almoço / debate com responsáveis políticos, enfermeiros e associações de doentes.

Além da Enf.ª Teresa Oliveira Marçal e do Enf.º Jacinto Oliveira, vice-presidentes do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, neste almoço / debate irá participar o Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, bem como vários representantes de associações de doentes e dos partidos com assento parlamentar. Com esta iniciativa pretende-se debater, juntamente com o poder político e com os representantes associativos, os problemas que afectam as pessoas com doenças crónicas, perspectivando-se o contributo dos enfermeiros nesta área.

O almoço / debate irá ter lugar no Restaurante Estufa Real (Jardim Botânico da Ajuda, Calçada do Galvão, em Lisboa), pelas 12H30.

As restantes actividades comemorativas do Dia Internacional do Enfermeiros a cargo da Ordem dos Enfermeiros irão desenrolar-se nas cinco Secções Regionais da OE - e sobre as quais damos conta num ficheiro em anexo.

Acrescentamos que foram produzidos 1.500 exemplares do cartaz adaptado do ICN - o qual foi enviado para instituições de saúde, associações de enfermeiros, estabelecimentos de ensino de Enfermagem e associações de doentes. Também foram produzidos 2.500 exemplares da versão portuguesa do Kit do ICN relativo ao DIE 2009, que foram distribuídos pelas cinco Secções Regionais da OE e pelas entidades acima referidas. Este documento apresenta um conjunto de recomendações sobre formas de melhorar os cuidados de Enfermagem a pessoas com doenças crónicas. Trata-se de divulgar as boas práticas, procurando a sua replicação..

Junto enviamos o cartaz do Dia Internacional do Enfermeiro e o programa das actividades de âmbito regional da Ordem dos Enfermeiros, para conhecimento dos órgãos de comunicação social.

lneves