Participação dos enfermeiros na definição de políticas de saúde domina debate entre Ministério, entidades e deputados da área da Saúde

Num jantar debate realizado pela Ordem dos Enfermeiros (OE), no dia 3 de outubro, em Lisboa, representantes do Governo, entidades e deputados da área da Saúde discutiram a importância do enfermeiro na definição das políticas de Saúde em Portugal.

O reforço dos sistemas de saúde, a expansão do papel da Enfermagem, as respostas aos desafios políticos, as reformas estruturais da Saúde, a implementação de novas políticas, o modelo de trabalho por Enfermeiro de Família, o Modelo de Desenvolvimento Profissional, as dotações seguras, a gestão de doentes crónicos, a formação e emigração de enfermeiros foram alguns dos temas que estiveram na ordem do dia.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto, apresentou dados que mostram que a atual evolução das diferentes doenças crónicas e a necessidade de reflexão objetiva através de análises custo-benefício sobre quem deve decidir sobre as políticas de saúde colocam, cada vez mais, o foco de cuidados na pessoa. Segundo Germano Couto, «a Enfermagem propõe novas visões sobre os cuidados de Saúde em Portugal que se devem centrar na proximidade aos doentes e suas famílias, na supervisão e formação de profissionais cada vez mais capacitados, na reorganização dos cuidados de Saúde na comunidade e na consequente rentabilização de recursos humanos e materiais».

O Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, respondeu às questões colocadas pelos convidados das diferentes «forças vivas» da Saúde e referiu a avaliação que o ministério está neste momento a fazer, referente ao âmbito de atuação do Enfermeiro de Família,  pela identificação das áreas de partilha de responsabilidade na prestação de cuidados de saúde primários com outros profissionais de saúde, com especial enfoque na gestão da doença crónica. Segundo Paulo Macedo, o modelo de trabalho por Enfermeiro de Família poderá ser instituído em breve, uma vez que conta ter os resultados desta avaliação «nos próximos meses».

Neste encontro, participaram ainda o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira; o Diretor-geral da Saúde, Dr. Francisco George; o Secretário Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luís Cabral; o Enf. Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer; o Inspetor-geral da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS), Dr. José Martins Coelho; o Vice-presidente da Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS), Dr. Rui Ivo Santos; as Deputadas Dra. Conceição Caldeira (Grupo Parlamentar do PSD) e Dra. Paula Santos (Grupo Parlamentar do PCP) e o Dirigente Nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Enf. Pedro Frias. Além destes, estiveram também presentes presidentes das Instituições de Ensino Superior de Enfermagem, Enfermeiros Diretores de Estruturas Hospitalares, Enfermeiros Vogais dos Conselhos Clínicos de AceS e o Diretor-geral da Saúde da Região Autónoma dos Açores, Enf. Armando Leal Almeida.

patriciag