Ordem reúne todos os sindicatos de enfermeiros a 21 de Setembro

A Ordem dos Enfermeiros (OE) vai reunir as duas federações sindicais representativas da classe – CNESE e FENSE – no próximo dia 21 de Setembro (quinta-feira), para debater as reivindicações que estão na origem da greve da última semana e dos recentes protestos dos enfermeiros.

Entre os diferentes temas em discussão, será abordada a exigência da obrigatoriedade de negociação conjunta com o Governo das duas frentes sindicais: a CNESE, comissão constituída pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM); e a FENSE, que reúne o Sindicato dos Enfermeiros (SE) e o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE).

Esta foi sempre a posição da OE perante o Governo desde que tomou posse em Fevereiro de 2016 e já transmitida às duas frentes sindicais em reuniões anteriores.

A ausência de uma carreira estruturada que tenha em conta as competências e atribuições da OE, como em qualquer outra profissão regulada, está a interferir gravemente na actividade de regulação da OE.

A reunião está agendada para as 18h00 de 21 de Setembro e decorrerá na sede da Ordem dos Enfermeiros, na Avenida Almirante Gago, n.º 75, em Lisboa.

Sofia Carvalho