Dia Internacional do Brincar

Dia Internacional do Brincar

 


O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Foi celebrado pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de Maio por ser o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que brincar é um direito, uma fonte inesgotável de alegria, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano e essencial para a saúde física e mental.

É do conhecimento dos enfermeiros pediátricos que brincar é uma das actividades mais importantes para a criança permite tomar conhecimento com o mundo e com o meio que o rodeia, desenvolve as capacidades auditivas, visuais e sensório-motoras, facilita a estabelecer relações sociais e os valores da sociedade. Por outro lado, a criança também desenvolve as suas capacidades intelectuais, criatividade, imaginação, sentido figurativo e representativo.

Brincar é a principal actividade da criança. É essencial que os pais e educadores compreendam que as brincadeiras e os jogos favorecem o desenvolvimento físico, psíquico, intelectual e social, sendo de primordial importância a evolução do desenvolvimento da criança na interacção com os outros. Uma criança que não brinca chama tanto a atenção como uma que não coma, pelo que, podemos considerar que brincar é uma necessidade básica, uma experiência rica e complexa.

A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais podem ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas, competências e potencialidades das crianças, sendo que, as brincadeiras mais activas proporcionam o desenvolvimento muscular e ajuda a libertar o excesso de energia. Através das brincadeiras as crianças exploram a natureza e o mundo que as rodeia. Com a partilha de brinquedo aprendem as relações sociais - o dar e o receber - testam as suas capacidades e ao compararem-se com os outros iniciam um processo de auto consciência. Percebem quem são e qual o seu lugar no mundo, o certo e o errado, assumindo as responsabilidades das suas acções.

A Mesa do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica assinala este dia, enaltecendo todos os enfermeiros que trabalham com crianças e que transmitem conhecimentos, dando competências às crianças/famílias, sobre a importância de brincar como uma actividade lúdica terapêutica.

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