Conselho Internacional de Enfermeiros - ICN

O Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN ) é uma federação constituída por mais de 133 associações nacionais de enfermeiros, que representa milhões de enfermeiros em todo o mundo.

Gerido por enfermeiros e para enfermeiros desde 1899, o ICN é a voz internacional da Enfermagem e trabalha para assegurar a qualidade dos cuidados para todos, bem como para a implementação de políticas de saúde idóneas a nível global.

Entre os principais projetos do ICN contam-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (International classification for nursing practice - ICNP®), Liderança Para a Mudança (Leadership for Change – LFC), Biblioteca Móvel (Mobile Library - ML), entre outros.

Atualmente, o ICN é presidido pela Enf.ª Rosemary Bryant, australiana, sendo que a  Enf.ª Maria Augusta Sousa integra o Conselho Diretivo da Instituição.

Tomadas de Posição e as Folhas Informativas do ICN:

Consulte as Tomadas de Posição e as Folhas Informativas do ICN na versão inglesa (original) e portuguesa (tradução para o Projeto Biblioteca Móvel).

- Tomadas de Posição: fornecem uma posição pública da organização sobre as várias áreas / assuntos de carácter relevante para a saúde e Enfermagem a nível internacional;

- Folhas Informativas: fornecem informação breve de referência, com uma perspetiva internacional da profissão de Enfermagem sobre questões sociais e de saúde atuais.

Participação da OE em eventos do ICN:

23.ºCongresso Quadrienal do ICN

Localização: Taipé (Taiwan)
Data: 20 a 26 de Maio de 2005

Mais informações aqui.

Conferência Internacional do ICN

Localização: Yokohama (Japão)
Data: 27 de Maio a 1 de Junho de 2007

Mais informações aqui.

24º Congresso Quadrienal ICN

Localização:Durban (África do Sul)
Data: 27 e 30 de Junho de 2009

Mais informações aqui ou na página dedicada a este evento.

Conferência Internacional do ICN

Localização: Valletta (Malta)
Data: 2 a 8 de Maio de 2011

Mais informações aqui ou na página dedicada a este evento.

Programas / Projectos que a OE implementou em Portugal:

A Ordem dos Enfermeiros trouxe para Portugal programas promovidos pelo ICN como o Programa Liderança Para a Mudança (LPM) o Projeto Biblioteca Móvel (BM) e o Projecto Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE).

Iniciativas que a OE se associou:

Outra das iniciativas que a OE se tem associado ao ICN anualmente tem sido nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro.

adomingos