1 de junho – Dia Mundial da Criança

1 de junho – Dia Mundial da Criança

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.

A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (MCEESIP) assinala esta efeméride agradecendo a todos os colega que trabalham na área pediátrica a alegria, a dedicação e o esforço que diariamente colocam no trabalho que desenvolvem junto das crianças e famílias nos mais diversos contextos. 

A MCEESIP reconhece o empenho de todos na defesa dos direitos das crianças, nomeadamente os constantes no n.º 1 do Artigo 24º da Convenção dos Direitos da Criança: «Os Estados Partes reconhecem à criança o direito a gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos e de reeducação. Os Estados Partes velam pela garantia de que nenhuma criança seja privada do direito de acesso a tais serviços de saúde».

A MCEESIP, de acordo com a responsabilidade inerente ao papel que a Ordem dos Enfermeiros assume perante a sociedade, evoca também os problemas que milhões de crianças em todo o mundo enfrentam, sublinhando de modo particular os problemas das crianças em Portugal.

A pobreza, a privação de afectos, os casos de abuso, negligência e maus-tratos, o abandono escolar, as dificuldades de acesso a cuidados de saúde, as doenças crónicas e a deficiência, o aumento de casos de obesidade e as doenças do comportamento são exemplos de situações vividas pela criança que não podemos ignorar e que devemos combater.

Neste dia especial, e de acordo com o proposto no seu Plano de Actividades para 2012, a MCEESIP organiza uma atividade para crianças e educadores na Associação Cultural Moinho da Juventude, na Cova da Moura, sobre «Suporte Básico de Vida Pediátrico – Uma Intervenção que faz a diferença», cujo programa os colegas podem consultar no site da OE. Disponibiliza também um folheto sobre a referida temática, esperando assim contribuir para apoiar o trabalho que nesta área queiram desenvolver.

FELIZ DIA DA CRIANÇA!

Enf.ª Amélia José Monteiro,

Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de

Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

Ana Saianda