Eleições na Ordem dos Enfermeiros a 12 de Dezembro de 2011

Dia:  12-12-2011

Local: .

Acto eleitoral de 12 de Dezembro de 2011

INFORMAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS APURADOS:

CONSULTE A NOTA DE PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E O MAPA DE APURAMENTO FINAL - Divulgado a 6 de Janeiro de 2012.

Dados Provisórios de quatro Secções Regionais indicam neste momento que o Enf.º Germano Couto será próximo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros  - Consulte nota informativa.

DIVULGAÇÃO DAS LISTAS CANDIDATAS:

Encontra-se disponível para consulta, na Área Reservada do site, desde 23 de Novembro, a informação relativa às várias listas candidatas a estas eleições.

Para aceder a esta informação basta aceder ao item «Eleições» > «2011» da Área Reservada.

Caso prefira aceder à versão integral da Revista da Ordem dos Enfermeiros nº40 - inteiramente dedicada às Eleições de 12 de Dezembro, por favor clique aqui.

QUEM PODE VOTAR:

De acordo com o que estabelece o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, no nº 2 do Art.º 39:

«São eleitores e podem ser eleitos para os órgãos da Ordem os enfermeiros membros efectivos com inscrição em vigor, que não se encontrem em qualquer situação de impedimento».

Entende-se por situação de impedimento quem esteja com a inscrição suspensa ou cancelada ou por falecimento.

Assim sendo, todos os restantes membros podem votar, mesmo que não tenham as quotas em dia.

Caros colegas,

De acordo com o Artigo 43º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros compete à Mesa da Assembleia Geral, em conjunto com as mesas das assembleias regionais, a organização do processo eleitoral. E é na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia que, neste momento, me dirijo a todos vós.

No próximo mês de Dezembro, cada enfermeiro será chamado a decidir sobre quem nos irá representar nos próximos quatro anos. Considero que a participação de todos é fundamental e nenhum colega se deve abster de participar neste momento decisivo da história da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Esta participação aplica-se não só ao acto de votar, mas também à apresentação de candidaturas aos vários órgãos estatutários da OE para o mandato de 2012-2015. Os destinos da Ordem pertencem aos enfermeiros e, por isso, é vital que os mesmos se envolvam directamente neste acto.

Com o intuito de facilitar a organização do processo de candidatura às eleições e de facilitar também a análise dos mesmos processos pela comissão eleitoral e sem qualquer carácter de obrigatoriedade, disponibilizamos neste espaço um conjunto de formulários que poderão ser utilizados pelo(s) candidato(s) para a elaboração e apresentação do processo de candidatura ao acto eleitoral.

O(s) candidato(s) são livres, no entanto, de organizar o processo de candidatura como entenderem, desde que respeitem os requisitos exigidos pelo Regulamento Eleitoral e pelo Estatuto da Ordem dos Enfermeiros.

Por considerarmos que é um documento fulcral em todo este processo, recordamos também o Regulamento do Processo Eleitoral, aprovado em Assembleia Geral, a 20 de Novembro de 2010.

Face ao exposto, sugerimos que consulte:

Formulários para Candidatura Nacional:

Formulários para Candidatura Regional:

Formulários comuns a ambas as candidaturas:

Todos os restantes documentos relacionados com este acto eleitoral – nomeadamente os Cadernos Eleitorais, a listagem das Mesas de Voto e a informação fornecida pelas várias candidaturas – estarão disponíveis no item «Eleições» > «2011» da Área Reservada do site.

Apelo ainda a todos os colegas que verifiquem os dados constantes das fichas de membros, igualmente disponíveis na Área Reservada – item «Dados Pessoais».

Só assim podemos garantir a exactidão da informação constante nos cadernos eleitorais, que estarão disponíveis para consulta e correção de 21 a 28 de Setembro. A correcção desta informação é importante para determinar o local de voto, evitando situações limitadoras do direito ao exercício de voto.

Construa o futuro da Ordem dos Enfermeiros participando!

Enf.ª Ana Sara Alves de Brito,
Presidente da Mesa da Assembleia Geral

_____________________________________________________________________________________________________________

Outros documentos a consultar:

Constituição da Comissão Eleitoral:

Enf.ª Florbela Maria Carvalho Lopes Macieira (membro nº4-E-13443) - Presidente
                            Enf.º António Fernando de Sousa Melo (membro nº 1-E-26063)
                            Enf.ª Maria Deolinda Lopes Ferreira (membro nº 2-E-31970)
                            Enf.ª Maria Gorete Mendonça dos Reis (membro nº 3-E-2052)
                            Enf.º João José Santos Fernandes (membro nº 5-E-29192)

Consulte os documentos que estabelecem as condições de facilidade com que as instituições permitem a participação de enfermeiros no processo eleitoral da Ordem dos Enfermeiros:

- Circular Informativa nº 32/2011 da Administração Central do Sistema de Saúde - aplica-se a todos os estabelecimento e serviços do SNS

- Despacho do Ministério da Educação e Ciência

- Despacho da Direcção Regional de Saúde da R. A. dos Açores

Poderá consultar os cadernos eleitorais definitivos na área restrita deste site.

Press Release com os resultados provisórios relativos às eleições para a Ordem dos Enfermeiros para o mandato 2012-2015

Consulte aqui o mapa de apuramento nacional com os resultados provisórios relativo às eleições para a OE (mandato 2012-2015)

Consulte aqui o mapa de apuramento regional com os resultados provisórios relativo às eleições para a OE (mandato 2012-2015)

MAG - GCI/AS/LCN