Lisboa, 6 de Dezembro de 2011 - É já na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro, que cerca de 64.500 enfermeiros serão chamados a eleger os novos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros (OE). As mesas de voto estarão disponíveis nas cinco Secções Regionais da Ordem dos Enfermeiros (Norte-Porto, Centro-Coimbra, Sul-Lisboa, Madeira-Funchal e Açores-Ponta Delgada), entre as 8 e as 20 horas.

Salientamos que este acto eleitoral está a ser disputado por sete listas diferentes, sendo que quatro delas apresentam candidatos a bastonários.

Em anexo enviamos um breve perfil dos quatro candidatos a Bastonário.

A este acto eleitoral concorrem sete listas:

- A Lista A, liderada pelo Enf.º Germano Couto, que concorre a todos os órgãos nacionais e regionais da OE.

- A Lista B é apoiada pela Enf.ª Ana Rita Cavaco e apresenta candidaturas a todos os órgão nacionais e regionais, com excepção do cargo de Bastonário.
Aliás, sobre o recurso interposto pela Enf.ª Ana Rita Cavaco junto do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, a Ordem dos Enfermeiros foi ontem notificada acerca da decisão daquele tribunal - o qual confirmou judicialmente a deliberação da Comissão Eleitoral de não aceitar a candidatura ao órgão de Bastonário, considerando legal a norma inserta no Artigo nº 39º, ponto 3 do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, que integra a Lei nº 111/2009,de 16 de Setembro.

- A Lista C, encabeçada pelo Enf.º Manuel Oliveira, que concorre a todos os órgãos nacionais e regionais da OE, com excepção dos órgãos da Secção Regional da R. A. da Madeira.

- A Lista D, liderada pela Enf.ª Merícia Bettencourt, que apresenta uma candidatura aos órgãos da Secção Regional da R. A. da Madeira.

- A Lista E, chefiada pelo Enf.º José Azevedo, que se candidata a todos os órgãos nacionais e regionais da OE, com excepção dos órgãos da Secção Regional da R. A. dos Açores e da Secção Regional da R. A. da Madeira.

- A Lista F, encabeçada pelo Enf.º Jerónimo Ferreira, que concorre aos órgãos da Secção Regional do Norte.

- A Lista G, chefiada pelo Enf.º Sérgio Gomes, que se candidata a todos os órgãos nacionais e regionais da OE, com excepção dos órgãos da Secção Regional da R. A. dos Açores e da Secção Regional da R. A. da Madeira.

Pedimos aos órgãos de comunicação social a melhor atenção para este assunto, sugerindo a cobertura jornalística das eleições.

As moradas das Secções Regionais da OE são as seguintes:

Secção Regional do Norte - Rua Latino Coelho, nº 352, Porto
Secção Regional do Centro - Avenida Bissaya Barreto, nº185, Coimbra
Secção Regional do Sul - Rua Castilho, nº 59 - 8º Esq., Lisboa
Secção Regional da Madeira - Rua Visconde Cacongo, nº 35, Santa Maria Maior, Funchal
Secção Regional dos Açores - Rua Dr. Armando Narciso, nº 2, Ponta Delgada

Além da votação presencial, os membros da OE podem ainda recorrer aos votos por correspondência, os quais chegarão aos apartados criados para o efeito, devendo estar devidamente validados pelos CTT e carimbados com a data limite de 10 de Dezembro (inclusive).

Recorde-se que a Ordem dos Enfermeiros foi criada pelo Decreto-lei nº104/98 de 21 de Abril, tendo os primeiros órgãos sociais sido eleitos em Dezembro de 1999. A primeira Bastonária foi a Enf.ª Mariana Diniz de Sousa (entre 2000-2003). No segundo mandato da história da OE a Bastonária eleita foi a Enf.ª Maria Augusta Sousa (2004-2007), que foi reeleita para o mandato de 2008-2011.

Mais informações sobre as eleições de 12 de Dezembro encontram-se disponíveis no site da Ordem dos Enfermeiros.

lneves