Vacinação contra a Covid-19 nas unidades do SNS

  • 04-12-2020

Já é conhecido o Plano da Vacinação contra a Cvovid-19, que prevê que a vacinação será efetuada maioritariamente nos estabelecimentos do SNS, por equipas treinadas tendo em conta as especificações das novas vacinas, tal como foi defendido pela Ordem dos Enfermeiros.

É consensual o reconhecimento do papel dos Enfermeiros no êxito da vacinação em Portugal, que tem um dos melhores Programas Nacionais de Vacinação do mundo, e este momento não vai ser uma excepção. Os Enfermeiros estão preparados e reúnem as competências para contribuir para o sucesso do plano contra a Covid em todo o mundo, tal como aconteceu com a vacina da varíola, a primeira vacina implementada à escala mundial, em 1956, com o patrocínio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina contra a Covid-19 é universal e gratuita e o plano inclui a estratégia de vacinação, assegurando a logística do armazenamento e distribuição das vacinas, garantindo o registo eletrónico da respetiva administração e da vigilância de reações adversas, para as quais a OE tem vindo a alertar.  

Prevê-se a disponibilização de cerca de 22,8 milhões de doses para Portugal, sendo que a vacina será administrada faseadamente a grupos prioritários, onde se incluem os profissionais de Saúde.

Neste momento determinante, a OE sublinha a importância dos Enfermeiros neste Plano, garantindo que o País pode, mais uma vez, contar com o seu profissionalismo, empenho e competência.

Consulte aqui o Plano contra a Covid-19