Plano de Prevenção da Violência na Saúde em consulta pública até 31 de Maio

  • 26-05-2020

O Plano de Acção para a Prevenção da Violência no Sector da Saúde (PAPVSS) está em consulta pública até 31 de Maio, um período suplementar na sequência das perturbações causadas pela pandemia da Covid-19.

 

A implementação deste plano, inserido no Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida da Direção-Geral de Saúde, teve início em Janeiro, após uma sucessão de agressões a profissionais, denunciadas pela Ordem dos Enfermeiros, que exigiu medidas concretas. Foi, então, criado um gabinete de segurança para a prevenção e combate à violência contra os profissionais de Saúde, coordenado pelo Subintendente  Sérgio Barata, que hoje foi recebido na Ordem dos Enfermeiros.

 

O PAPVSS tem como objectivo reforçar os mecanismos de prevenção e protecção, mas também de intervenção e apoio aos profissionais de saúde que são vítimas de violência.

São, por isso, fundamentais os contributos de todos, sociedade civil e profissionais de Saúde, para melhorar o documento actual.

 

Os interessados poderão consultar aqui o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde e enviar os seus contributos através do seguinte formulário ou endereço de correio eletrónico gabinete.ses@ms.gov.pt

 

Leia também aqui a pronúncia da OE

Contamos com todos!