Participe no estudo "Liderança Transcultural em Enfermagem – implicações para o ambiente da prática de Enfermagem e para a competência cultural nas equipas de Enfermagem"

  • 24-11-2022

 

Analisar a influência das dimensões da liderança transcultural, latentes nos modos de decisão e acção dos enfermeiros gestores, no ambiente da prática de Enfermagem e na competência cultural dos enfermeiros em equipas multiculturais em Portugal é o objectivo da tese de dissertação da Enf.ª Gisela Mosca Teixeira que frequenta o curso de Doutoramento em Enfermagem, ministrado pela Universidade de Lisboa em colaboração com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

 

Para alcançar o seu objectivo, a investigadora desenvolveu "um estudo de desenho misto exploratório sequencial faseado em duas etapas. A primeira etapa para construir e validar um questionário que identifique as dimensões da liderança transcultural em Enfermagem a partir das perceções de enfermeiros líderes e gestores sobre os seus comportamentos de liderança em ambientes da prática de Enfermagem multiculturais. A segunda etapa para analisar a influência que essas dimensões exercem na competência cultural dos enfermeiros em equipas multiculturais e nos seus ambientes da prática". 

 

Segundo Gisela Teixeira, ambientes de prática de Enfermagem multiculturais são "todos os contextos da prestação de cuidados de saúde onde exercem a sua profissão enfermeiros de diferentes origens culturais e onde são, ou podem ser prestados, cuidados a populações culturalmente diversas". 

 

Público-alvo:

 - Enfermeiros gestores com experiência de liderança, actual ou passada, em ambientes de prática de Enfermagem multiculturais;

- Enfermeiros especialistas com experiência de liderança, actual ou passada, em ambientes de prática de Enfermagem multiculturais;

- Enfermeiros com experiência de liderança, actual ou passada, em ambientes de prática de Enfermagem multiculturais enquanto chefes de equipa, responsáveis de turno, coordenadores ou em substituição do enfermeiro gestor.

 

Dê o seu contributo para o desenvolvimento da Enfermagem!

Participe até 31 de Janeiro de 2023.

Aceda ao questionário online através do seguinte link:

https://forms.gle/JXCZxqjxRzj2v2HR9