Ordem atribui primeiros títulos de Enfermeiro Especialista nas novas áreas de especialidade

  • 22-05-2019

Pela primeira vez na história da Enfermagem, a Ordem atribuiu os primeiros títulos de Enfermeiro Especialista nas novas áreas de especialidade da Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC) e Enfermagem Comunitária (EC), através da certificação individual de competências, depois de ter concretizado todo um percurso de regulação, nos últimos três anos de mandato.

 

Nuno Miguel Pimenta é o primeiro Enfermeiro Especialista em EMC na área à Pessoa em Situação Paliativa. Também em EMC, mas noutra área de especialidade, André Couto é o primeiro Enfermeiro Especialista na área à Pessoa em Situação Perioperatória. Já no âmbito da Enfermagem  Comunitária, Andreia Simões Loureiro recebeu o primeiro título de Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem de Saúde Familiar.

 

Parabéns a todos!

 

Desde 2018, há seis novas áreas de Especialidade: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa, Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública e Enfermagem de Saúde Familiar.

 

Trata-se de uma alteração prometida pela Ordem que valoriza a formação realizada na área clínica e a experiência profissional que os Enfermeiros detêm.

 

O Título Profissional de Enfermeiro Especialista pode agora ser atribuído também pela via da Certificação Individual de Competências, desde que cumpridos os requisitos definidos, os quais devem ser apresentados através do Balcão Único.

 

“Este é um momento importante na concretização de um compromisso assumido pela Ordem, no caminho da valorização e reconhecimento do percurso profissional dos Enfermeiros”, diz o vice-presidente da OE, Luís Barreira.