Novas competências disponíveis no Balcão Único

• 20-05-2019

Os Enfermeiros já podem pedir a atribuição das competências acrescidas em duas novas áreas: Psicoterapia (Avançada) e Estomaterapia (Avançada e Diferenciada).

Os pedidos de certificação individual de competências devem ser formalizados através de um formulário próprio disponível no Balcão Único.

Com a aprovação do regulamento geral das áreas de competência acrescida da Ordem dos Enfermeiros (OE), passou a ser possível reconhecer competências acrescidas em áreas de exercício profissional nas quais os Enfermeiros exerciam, há muitos anos, sem o reconhecimento, formal, da sua Ordem.

Até agora, os Enfermeiros podiam pedir a atribuição das competências acrescidas em quatro áreas: Gestão, Supervisão Clínica, Enfermagem do Trabalho e Emergência Extra-Hospitalar. Com a aprovação, na última Assembleia Geral da OE, do projecto de Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Estomaterapia e o projecto de Regulamento da Competência Acrescida Avançada em Psicoterapia, que definem o perfil e os termos da sua atribuição pela Ordem dos Enfermeiros, e após publicação em Diário da Republica, os Enfermeiros podem agora pedir a atribuição de competências acrescidas em mais duas novas áreas, num total de seis.

“A atribuição de uma competência acrescida permite o exercício profissional a um nível de progressiva complexidade, nos diversos domínios de intervenção do Enfermeiro, potenciando novos campos de actuação do exercício profissional autónomo”, explica o vice-presidente da OE, Luís Barreira.