Investigação: Lançamento do Repositório Científico Digital e Auto-arquivo

• 03-02-2022

Já está disponível para consulta no site da Ordem dos Enfermeiros o repositório científico digital constituído por dissertações de mestrado, teses de doutoramento e artigos científicos. Os membros da Ordem podem contribuir para este repositório através do auto-arquivo dos seus trabalhos, projectos ou artigos científicos. A Ordem apela para que todos contribuam para o sucesso deste repositório.

A Ordem dos Enfermeiros não pode ficar alheia ao desenvolvimento de trabalhos científicos produzidos por um elevado número de enfermeiros e ao quanto eles têm contribuído para o aumento do conhecimento em Enfermagem, como um dos domínios das Ciências da Saúde. A Enfermagem, como qualquer outra disciplina, necessita de produção e de renovação contínuas do seu próprio corpo de conhecimentos, o que poderá apenas ser assegurado pela Investigação.

Para Luís Filipe Barreira, Vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, «a constituição deste repositório científico é mais um passo para promover o desenvolvimento e a valorização científica dos enfermeiros, contribuindo para a sua capacitação para a produção e divulgação do conhecimento científico».

«É cada vez mais importante fomentar o desenvolvimento da investigação científica e a visibilidade profissional de Enfermagem no seio da comunidade científica» refere Luís Filipe Barreira que vê assim cumprida mais uma promessa feita aos enfermeiros.

Saiba como pode contribuir para o auto-arquivo e consultar o repositório científico em