Estudantes de Enfermagem em ensino clínico vão ser prioritários na vacinação

  • 15-02-2021

 

Os estudantes de Enfermagem em ensino clínico vão ser, finalmente, incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19, por estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, como tem vindo a ser reiteradamente defendido pela OE.

 

A garantia foi dada à Ordem pelo novo Coordenador da Task-Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19,  Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, que se reuniu com a Bastonária, Ana Rita Cavaco, e o vice-presidente, Luís Barreira.

 

Na mesma reunião, ficou decidido que vai competir à OE a responsabilidade de reunir informação sobre os Enfermeiros que ainda não foram vacinados, designadamente do sector privado e profissionais liberais. Sobre os do SNS, uma vez que, até à data, a vacinação de Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários Vacinados é residual, está marcada nova reunião para hoje.

 

Recorde-se que estas questões levaram a OE a escrever à ministra da Saúde e ao Presidente da República.

 

Quanto à vacinação nas farmácias, a OE voltou a defender que qualquer profissional que não seja Enfermeiro ou médico deve ser afastado do processo de vacinação. Sobre esta questão, o coordenador da Task-Force garantiu que nunca irá ultrapassar as normas técnicas da DGS.

 

A OE manifestou toda a sua disponibilidade para colaborar com a Task-Force para o Plano de Vacinação, fazendo votos de que esta mudança na coordenação corresponda também a uma mudança no decurso do processo, até aqui pautado por falhas e abusos que a OE espera que não se repetirão.