Enfermeiros e GNR em cooperação para ajudar vítimas de violência doméstica

  • 24-05-2019

A Ordem dos Enfermeiros celebrou, esta sexta-feira, um protocolo de cooperação com a GNR e dois hospitais para criar mecanismos céleres de identificação e intervenção junto de vítimas de violência doméstica e maus tratos.

 

“Muitas das vítimas de violência doméstica entram pela porta de urgência do hospital e a primeira pessoa que vêem é o Enfermeiro na triagem”, explica a Bastonária, Ana Rita Cavaco, lembrando que muitas destas pessoas são “frágeis do ponto de vista emocional” e procuram ocultar que são vítimas, pelo que o Enfermeiro na triagem pode ter um papel determinante no encaminhamento do caso. Com esta cooperação entre profissionais de saúde e GNR, pretende-se estreitar a relação entre as vítimas e as forças de segurança.

 

O protocolo assinado hoje foi celebrado entre a Ordem dos Enfermeiros, a GNR, Hospital de Cascais e Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), mas poderá ser alargado a outras instituições de saúde.

 

Na assinatura do protocolo, todas as partes fizeram questão de sublinhar que se trata de um protocolo inédito e inovador.

 

“O que se pretende é que, identificada uma vítima que apresente sinais de ser uma vítima de violência doméstica ou de outro tipo de violência - podemos estar a falar de idosos -, seja chamado esse Enfermeiro, que é especialista em Saúde Mental, para poder apoiar melhor a pessoa, e que seja acionada também a GNR”, acrescenta a Bastonária.

 

A Ordem irá dar formação gratuita aos Enfermeiros da triagem, que têm o primeiro contacto com as vítimas, e aos Enfermeiros especialistas em Saúde Mental, com uma componente de Enfermagem forense, em conjunto com a GNR.