Bastonária dos Enfermeiros apoia petição “Salvar as Farmácias”

• 21-02-2019

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, assinou, esta quinta-feira, a petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, que já foi subscrita por 42 mil portugueses.

“Hoje já há muitas farmácias a contratar Enfermeiros. São um ponto importantíssimo de prestação de cuidados e de coesão social. Devemos encarar as farmácias como parte integrante do SNS, ainda que não o integrem efectivamente”, explicou a Bastonária, Ana Rita Cavaco, durante a assinatura da petição, que teve a seu lado a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.

A assinatura decorreu na Farmácia Nova de Famões, em Odivelas, uma das muitas farmácias que já tem uma Enfermeira, na sequência do projecto de cooperação entre a OE e a Associação Nacional de Farmácias (ANF), acordado em 2017, que permite a prestação de cuidados de Enfermagem nas Farmácias e que levou à alteração da portaria 1429/2007.

A petição  “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS” alerta para as dificuldades sentidas pela rede de farmácias e para os problemas relacionados com as falhas de abastecimento de medicamentos.