Assembleia Mundial de Saúde confirma Ano Internacional do Enfermeiro em 2020

• 30-05-2019

É oficial. 2020 será o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira. A declaração oficial foi aprovada pelos Estados-membros da OMS que participaram na 72ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em Genebra entre 20 e 28 de Maio.

Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, considera que o facto de a Assembleia Mundial da Saúde ter acolhido favoravelmente a sugestão feita pela OMS de celebrar a Enfermagem e a Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em 2020 é uma vitória.

“É muito importante que cada vez mais se reconheça o papel basilar que os Enfermeiros ocupam na prestação de cuidados”. Além disso, afirmou tratar-se de um “reconhecimento, que, apesar de ser tardio, não deixa de ser indiscutivelmente merecido”. “Acreditamos que 2020 vai ser um ano dignificante para a Enfermagem, uma vez que estamos perante uma oportunidade para investir e apoiar o desenvolvimento dos Enfermeiros. Em simultâneo, será dado a conhecer à opinião pública mundial o papel essencial que os Enfermeiros desempenham”, salienta Luís Barreira.

De acordo com o Director-Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, esta instituição “orgulha-se de nomear 2020 como o Ano do Enfermeiro e da Parteira. Estas duas profissões têm um valor inestimável para a saúde das pessoas em todos os lugares”. Além disso, considera que “enquanto a OMS reconhece o seu crucial numa base diária, 2020 será dedicado a destacar os enormes sacrifícios e contributos de enfermeiros e parteiras e a assegurar que seja abordada a escassez destas profissões vitais”.

Por seu lado, a Presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros, Annette Kennedy, afirmou que “os 20 milhões de enfermeiros em todo o mundo ficarão felizes de ver a sua profissão reconhecida”. Relembrando que 2020 coincide com o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale, uma das fundadoras da Enfermagem moderna, sublinhou que enquanto esta “utilizou a sua lâmpada para iluminar os locais onde os enfermeiros trabalharam, espero que a designação de 2020 como o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira nos proporcione uma nova visão do que é a Enfermagem na era moderna e como os enfermeiros podem iluminar o caminho para a cobertura universal de saúde e cuidados de saúde para todos”.