Apelo mundial à contratação de Enfermeiros

• 10-07-2019

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) está a apelar aos líderes políticos de todo o mundo que invistam na contratação de Enfermeiros para garantir a segurança dos cuidados.

A importância das dotações seguras foi o tema principal do documento publicado pelo ICN em colaboração com Saudi Patient Safety Center (SPSC), organização que tem dado destaque a este tema com várias iniciativas, uma das quais teve como convidada a Bastonária, Ana Rita Cavaco. O ‘White Paper’ convoca os governos, a nível mundial, a tomar medidas para garantir que haja Enfermeiros suficientes para garantir a segurança dos cuidados prestados aos pacientes, bem como a segurança dos profissionais de saúde que prestam cuidados.

O documento, lançado na conferência anual do ICN, sublinha a evidência da ligação entre os níveis de pessoal de Enfermagem, a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados como uma perspectiva "esmagadora e convincente".

Segundo o CEO do ICN, Howard Catton, “a carga excessiva de trabalho e os baixos índices de pessoal de Enfermagem estão associados a maiores taxas de erros clínicos evitáveis e ao aumento da mortalidade do paciente”. Para o líder do ICN, o documento configura uma importante mensagem política para todos os governos e decisores na área da Saúde:  “ter o número certo de Enfermeiros, no lugar certo e na hora certa, oferece qualidade e segurança para as populações que eles servem e ajudará a reter os enfermeiros”. Howard Catton sublinha ainda que o ICN vê a segurança do doente e as dotações seguras como duas faces da mesma moeda.

A posição do SPSC e do ICN tem sido defendida pela Ordem dos Enfermeiros, que defende que a revisão da norma de dotações seguras é o principal garante de que cada Enfermeiro tem o tempo necessário para dar resposta às necessidades da pessoa que tem ao seu cuidado de forma plena, segura e com qualidade.

O White Paper deixa também um conjunto de recomendações sobre a necessidade de envolver os Enfermeiros nos processos de planeamento e de implementação de políticas de saúde bem como recomendações nas dotações seguras a implementar de acordo com a especialidade dos cuidados.

Link: White Paper on Nurse Staffing Levels for Patient Safety and Workforce Safety –