Há 100 dias no seu caminho…

• 12-05-2016

Caros Colegas,

Antes de mais gostava de vos cumprimentar nesta primeira mensagem que vos endereço.

Confesso que poderia ter escrito antes, mas mais importante do que uma mensagem cheia de boas intenções é, para mim, uma mensagem rica em conteúdo. Poderia ter-vos maçado com agradecimentos, no entanto, sei que este cargo em que os enfermeiros nos decidiram investir não foi para vos revelar as nossas intenções mas para executar trabalho.

Como tal, esta missiva que vos dirijo hoje não é para vos dizer o que pretendemos fazer, é para vos dizer o que esta equipa já fez.

Em jeito de balanço dos primeiros 100 dias apresento-me perante vós para apresentar contas.

Como vos disse enquanto candidato a Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, esta equipa é constituída por enfermeiros ligados à prática.

Por sabermos que o caminho se faz de pé, optamos por deixar “a enfermagem sentada” e fizemos o que sabemos melhor, colocámos o pé ao caminho e começamos o trabalho de campo.

A nosso convite a Senhora Bastonária visitou a SRN no dia 12 de Março para reunir com diversos enfermeiros e ouvir os seus problemas. Esta experiência alertou-nos para vários problemas que ainda não tínhamos conhecimento.

Preocupados com o exposto nessa reunião procurámos e conseguimos autorização para visitar todas as instituições públicas na área de influência da ARS para compreender se estão a ser cumpridas as dotações seguras,
Na mesma reunião, o Presidente da ARS garantiu-nos que os enfermeiros serão parte integrante de todos os grupos de trabalho daquele organismo.

Como consequência já fizemos 10 visitas de acompanhamento do exercício profissional. As denúncias serão sempre investigadas e terão sequência, nada fica para trás, ninguém está sozinho.

Adoptamos como mote, a Ordem é onde existe um enfermeiro, como tal, já visitamos hospitais em todos os distritos que compõe a SRN, o Norte é uma região e não faria sentido continuar uma centralização no Porto. A região norte será, sempre o norte todo e não só o litoral.

É por isto que vos escrevo do distrito de Bragança, local por nós escolhido para verificar as dificuldades com que os enfermeiros fazem visitas domiciliárias a cidadãos que vivem em locais isolados. Este trabalho meritório, estes enfermeiros que estão onde mais ninguém está, merecem que se divulguem as suas necessidades e se exaltem os seus feitos.

Continuaremos o trabalho, continuaremos sempre ao lado dos enfermeiros, a Ordem será sempre onde estiver um enfermeiro e esperamos por vós na vossa casa, a Ordem, que estará, do início ao fim do mandato de portas abertas.

Nós estaremos sempre aqui, convosco, porque ninguém está sozinho.

GCIN/AM