Secção Regional da Madeira em VAEP à Ilha do Porto Santo

  • 11-07-2022

  

Uma representação da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, deslocou-se à llha do Porto Santo, no dia 11 de julho 2022, para a realização de uma visita de acompanhamento do exercício profissional.

 

A comitiva composta pela Secretária do Conselho Diretivo Regional, Enf Cláudia Silva e a Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, Enf Otília Barreto, dinamizaram um conjunto de atividades e reuniões ao longo de todo o dia, com várias entidades.

 

Os imprevistos e contingências da dupla insularidade fizeram logo se sentir desde o início, com a impossibilidade dos Enfermeiros Nuno Neves e Teresa Espírito Santo se deslocarem, fruto das condições meteorológicas, que se fizeram sentir no aeroporto, que ditaram o cancelamento do voo.

 

Esta deslocação visou reunir com várias Entidades, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto Santo, por forma a indagar a perspetiva do Município sobre a saúde dos Porto-Santenses, bem como dar início aos trabalhos de planeamento do Congresso de Enfermagem Insular, Madeira - Porto santo, que a Secção Regional pretende dinamizar pela primeira vez na ilha dourada, entre os dias 27, 28 e 29 de abril de 2023, de forma descentralizada.

 

Numa conjuntura absolutamente desafiante, este Congresso pretende trazer para primeiro plano, aqueles que são os desafios da enfermagem num meio onde a dupla insularidade se faz de sobremaneira sentir, dando voz aos anseios, quer da saúde da população, quer no que exercício profissional dos enfermeiros diz respeito.

 

Realçamos por isso a grande recetividade obtida por parte do Município e seus dirigentes, para a colaboração na organização deste Congresso, que se prevê vir a ser muito participado, constituindo-se como o principal parceiro da Secção Regional, na organização deste importante evento, em 2023.

 

A parte da tarde foi totalmente dedicada aos colegas do Porto Santo, com a visita ao Centro de Saúde local, e auscultação dos enfermeiros, onde pudemos melhor compreender as suas principais dificuldades, que iremos levar junto da tutela.

 

Deste encontro enriquecedor, resultou o reforço do sentido da iniciativa que pretendemos dinamizar do primeiro Congresso Insular de Enfermagem, no Porto Santo. Ficou lançado o repto à participação activa por parte dos colegas, do qual obtivemos também grande recetividade e entusiasmo. Bem - haja!

 

Foto: JM Madeira

CS / NN - GCIR