OE Madeira apresenta contributos para o Plano Regional de Saúde

  • 24-01-2023

 

O Plano Regional de Saúde 2021-2030 (PRS) que se encontra em fase de consulta pública até o dia 24 de janeiro, é um documento de planeamento estratégico em saúde, para a identificação de necessidades e prioridades de saúde, e a seleção das estratégias de intervenção adequadas para assegurar a saúde sustentável.  

 

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros formalizou contributos para esse documento, remetendo para a Direção Regional de Saúde, as propostas que a Ordem tem vindo a definir e a defender, como garante dos melhores cuidados de saúde na nossa região.

 

A literatura internacional tem vindo a evidenciar o papel central que os Enfermeiros desempenham em todos os níveis de cuidados de saúde e em particular no contexto dos cuidados de saúde primários.

 

Aspectos como as condições, meios e infra estruturas adequadas, a escassez de enfermeiros, o reforço do enfermeiro de família, a adequação das respostas a uma população mais idosa, a promoção da saúde mental, a intervenção na saúde escolar como um pilar essencial na promoção da literacia em saúde e estilos de vida saudáveis e as questões associadas à transição digital, foram algumas das propostas formuladas.

 

O PCDR, Enfermeiro Nuno Neves, ressalvou o contributo decisivo dos Enfermeiros na implementação e acompanhamento do PRS 2021-2030, sem o qual, os objetivos de acessibilidade, resiliência e sustentabilidade do sistema de saúde não se afiguram possíveis de alcançar.

 

NN GCIR