Enfermeira madeirense, Sílvia Caldeira, congratulada pela NANDA e ALRAM

  • 09-07-2021

 

A Enfermeira madeirense, Sílvia Caldeira, Docente e Investigadora da Escola de Enfermagem de Lisboa, ICS - UCP, recebeu o prémio "NANDA International Unique Contribution Award”, na conferência online da NANDA Internacional, que decorreu nos dias 16 e 17 de junho.

 

Este prémio foi atribuído como reconhecimento da contribuição única e relevante no desenvolvimento de diagnósticos de enfermagem: "NANDA International Unique Contribution Award presented by the NANDA-I Board of Directors, to those individuals who have made an outstanding contribution to the advancement of nursing diagnosis".

Mais recentemente, no passado dia 8 de julho, recebeu também um Voto de congratulação pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, aprovado por unanimidade.

 

Sílvia Caldeira, natural de Machico, licenciou-se na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny em 2000, iniciando funções no Hospital Central do Funchal, é Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e em Enfermagem Médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação crónica.
Do seu vasto curriculum salienta-se ainda que é mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi Assistente na Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira e é a primeira coordenadora da NANDA Internacional em Portugal.

 

É desde 2019 coordenadora adjunta do Doutoramento em Enfermagem da UCP (Lisboa). É membro do Conselho Editorial e revisora em diversas revistas científicas e autora de numerosas publicações (artigos e livros). Integra diversos grupos internacionais relacionados com o estudo e implementação da espiritualidade nos cuidados de saúde. É diretora da comissão de investigação da NANDA Internacional, Inc., sediada no Boston College.

 

À Professora Doutora Sílvia Caldeira, a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros agradece todo o trabalho, exemplo e a excelência do serviço prestado à profissão e à sociedade, a quem endereçamos os votos as maiores felicidades e realizações pessoais e profissionais.

 

 

O Conselho Diretivo Regional

SRRAM-OE

 

Foto: Universidade Católica Portuguesa

IS / NN / CS - GCIR