29 SET | Dia Mundial do coração

• 29-09-2021

O Dia Mundial do Coração, comemorado a 29 de setembro, foi escolhido pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation), com o objectivo informar e sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares.

Esta efeméride visa alertar para a necessidade de controlar os principais fatores de risco, tais como tabagismo, alimentação pouco saudável e sedentarismo, de forma a evitar mortes prematuras por doenças cardíacas.

O lema definido pela WHF para o ano de 2021 é – Use Heart to connet, alertando para que se aproveite e potencie as ferramentas de telesaúde para melhorar a consciencialização, prevenção e gestão das doenças cardiovasculares a nível global.

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros associa-se a esta celebração exaltando o papel dos enfermeiros junto da população, com uma significativa relevância na prevenção das doenças cardiovasculares, visto que, os enfermeiros contribuem para o processo de capacitação de grupos e comunidades.