25 FEV | Webinar: Comunicação de más notícias na infância e adolescência

• 17-02-2021

Na continuidade do Ciclo de Webinars "Ponto de Ordem", a SRRAM-OE dinamiza no próximo dia 25 de fevereiro, pelas 21h, mais uma sessão deste Ciclo, desta vez versando a temática: Comunicação de más notícias na infância e adolescência: práticas e dificuldades dos enfermeiros.

Dinamizado pelo Conselho de Enfermagem Regional, esta sessão terá como preletores os Enfermeiros Diogo Mendonça, Nélita Fernandes e Patrícia Rocha, profissionais no SESARAM, EPERAM.

Uma má notícia altera de forma drástica e negativa a perspetiva do indivíduo em relação ao seu futuro. Quando em idade pediátrica, esse impacto constitui um momento de stress extremo, com grande impacto psicoemocional para toda a família.

A forma como é comunicada uma má notícia tem consequências tanto para a criança/jovem/família, como para o enfermeiro que a está a transmitir. Trata-se de uma situação complexa, delicada e particularmente geradora de stresse, em que o enfermeiro terá de fazer a gestão interna dos seus sentimentos e simultaneamente comunicar a informação difícil, de forma empática e ajustada à criança/jovem/família e saber transmitir compaixão, preocupação, disponibilidade e sensação de não abandono.

Constituindo um verdadeiro desafio comunicacional, a capacidade de transmitir uma má notícia de forma adequada é uma competência essencial para o exercício da profissão de enfermagem, que não sendo inata, é susceptível de ser aprendida, treinada e aperfeiçoada. Desta forma, espera-se que o enfermeiro consiga ser a presença terapêutica, num momento crítico, de vulnerabilidade extrema.

Clique aqui para Inscrições
no WEBINAR
através do Balcão Único

• Por motivos logísticos, as inscrições online são permitidas até as 17H do próprio dia do evento, 25 de fevereiro