Projeto na área da Saúde Escolar, distinguido com o 1º prémio no VI Congresso dos Enfermeiros

  • 08-05-2022

 

O estudo do enfermeiro madeirense Filipe Pires foi premiado, no VI Congresso dos Enfermeiros, que decorreu de 5 a 7 de maio, em Braga.

 

A Comunicação Oral “Estilos de vida e competências pessoais, sociais e emocionais em pré-adolescentes: diagnóstico em saúde escolar”, foi distinguida com o primeiro lugar nas Comunicações orais, por entre quase 2 centenas de outros trabalhos apresentados de todo o País.

 

Trata-se de um estudo inserido no âmbito do seu Doutoramento em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. A apresentação refletiu um diagnóstico de saúde realizado a pré-adolescentes em contexto de Saúde Escolar em Câmara de Lobos, tendo sido avaliado os Estilos de Vida e as Competências Pessoais, Sociais e Emocionais. Foi ainda apresentado o programa de intervenção realizado em saúde escolar em resposta às áreas prioritárias para intervenção, identificados no diagnóstico.

 

Segundo o Enfermeiro Filipe Pires, “este trabalho reúne evidência científica, com rigor metodológico, que reflete a necessidade urgente de se desenvolver saúde escolar na RAM de forma estruturada e com continuidade no tempo.“

 

Os resultados deste estudo premiado salientam a importância do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária para o desenvolvimento do Empoderamento Comunitário em Contexto de Saúde Escolar.

 

Este foi um dos 15 trabalhos realizados por enfermeiros da Secção Regional da Madeira, aprovados pela Comissão Científica do VI Congresso, que contaram com o apoio da Secção Regional da Madeira, para a sua apresentação, evidenciando um importante sinal do desenvolvimento e valorização científica da profissão na RAM.

 

É com grande orgulho que a Secção Regional da Madeira da OE parabeniza o Enfermeiro Filipe Pires, pela excelência do trabalho distinguido a nível nacional, bem como todos os demais colegas, pelos trabalhos apresentados.

 

 

 

 

 

A reportagem na Imprensa. DN Madeira de 10 de maio:

 

 

NN GCIR