OE Madeira na vanguarda da sustentabilidade energética e ambiental

  • 24-10-2021

 

A OE Madeira procedeu à instalação de uma Unidade de produção de Auto-Consumo (UPAC), de 7,84Kw de energia elétrica fotovoltaica, no Edifício Sede da Secção Regional no Funchal, constituindo-se desta forma uma das boas práticas de gestão dos recursos patrimoniais desta Secção, que temos vindo a implementar.

 

Com a aquisição deste equipamento, estima-se uma poupança na fatura energética de mais de 50% do consumo, maximizado pelo facto do horário de funcionamento dos serviços da OE, corresponder ao período diurno, onde a boa exposição solar das nossas instalações garantem o fornecimento gratuito dessa energia verde, de fonte renovável.

 

Os 7,84kw agora instalados, juntam-se ao já existente sistema de microgeração de 4,3kw, entretanto também convertidos para auto-consumo, totalizando uns significativos 12kw de potência instalada, que permitem ainda a comercialização do excedente de energia não consumido no edífício e injectada na rede pública, tornando-se assim também numa fonte de receita para a SRRAM-OE.

 

Esta UPAC terá uma produção anual estimada de ~12000kw/ano, o que em termos ecológicos corresponde a uma redução do consumo de cerca de 1,5 toneladas de petróleo e menos 6,3 toneladas de emissões de CO2. Desta forma contribuimos para a redução da pegada ambiental e descarbonização energética, para além de dar corpo à responsabilidade social desta Secção Regional.

 

Na conclusão deste investimento o PCDR, Enfermeiro Nuno Neves, afirmou que “o combate às alterações climáticas é o maior desafio da nossa geração. A Saúde também se concretiza diariamente em todas as políticas e vertentes das nossas vidas. Os enfermeiros procuram dar exemplo, também nesta área ambiental”, salientou.

 

 

 

 

NN GCIR