Inclusão de estudantes de enfermagem e enfermeiros aposentados na campanha de vacinação

• 27-01-2021

Na sequência de um recente contacto com o Coordenador da Task Force Regional da vacinação contra a Covid-19, Dr Herberto Jesus, a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros articulou com a Direção Regional de Saúde a inclusão dos enfermeiros aposentados, na atual campanha de vacinação contra a Covid-19.

Nesse sentido procedemos ao contacto individual com mais de 300 colegas aposentados na RAM, obtendo o seu consentimento e demais informações clínicas e logísticas necessárias para essa operacionalização, dos quais a maioria acedeu serem incluídos na campanha.

Aproveitamos a oportunidade de sugerir a inclusão dos estudantes de Enfermagem em ensino clínico, pelo facto de estarem expostos aos mesmos riscos dos restantes profissionais de Saúde, por estarem envolvidos na prestação de cuidados a doentes e, como tal, serem também possíveis veículos de transmissão, sugestão aceite pelo Diretor Regional de Saúde, o que enaltecemos e que será agora articulada com as Escolas Superiores de Enfermagem.

Para o PCDR, Enfermeiro Nuno Neves, “é preciso que se garantam condições formativas e de segurança a estes estudantes e futuros profissionais, garantido também dessa forma os imprescindíveis reforços no Sistema de Saúde, uma vez concluída a sua formação”.

Tivemos ainda oportunidade de relembrar que um significativo número de enfermeiros, do sistema público, privado e social, incluídos na primeira fase, ainda aguardam vacinação, situação que deve ser resolvida em breve com a chegada de mais vacinas.

NN GCIR