SRCentro visita serviços Covid-19

• 05-08-2020

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros iniciou um ciclo de visitas a alguns dos serviços responsáveis pelo tratamento de doentes com Covid-19 da sua área de abrangência.

Nesta segunda-feira, Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo, Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem, e Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional, com a presença de Nuno Valentim, Vogal do Conselho Directivo, visitaram o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, onde se reuniram com o novo Conselho de Administração (CA) desta unidade hospitalar, ficando a conhecer os seus objectivos e estratégias.

A SRCentro foi apresentada como parceiro activo na prossecução da missão deste centro hospitalar, sempre com o foco de proporcionar, em conjunto, os melhores ambientes seguros da prática de enfermagem, para que deste modo, contribuamos, decisivamente, para os melhores resultados em saúde. De acordo com Ricardo Correia de Matos, “o contexto é de grande preocupação, porque exige a concretização de um plano estratégico a médio longo prazo, sem ignorar o contexto actual resultante da pandemia Covid-19”.

“Não será possível isolar os hospitais na luta contra a segunda vaga da Covid-19 e esperar bons resultados. Os hospitais não têm a estrutura física adequada à segurança dos planos de contingência e, a acreditar nas previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), as urgências não conseguirão satisfazer as necessidades decorrentes das patologias sazonais e frequentes, acrescidas da Covid-19. Este pressuposto, obrigará a uma estratégica nacional, consolidada a nível regional, com fortes lideranças locais. É imperioso os vários stakeholders cooperarem na construção de soluções eficazes na luta contra a segunda vaga de Covid-19, sem nunca colocarem em causa as respostas a todas as restantes patologias”, acrescentou o Presidente da SRCentro.

Já no dia de ontem, os representantes da SRCentro, acompanhados por Maria Helena Rodrigues, Secretária do Conselho Directivo Regional, deslocaram-se ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro) e ao Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira), reunindo-se também com os respectivos CA de cada centro hospitalar.

Para Ricardo Correia de Matos, “o objectivo destas visitas é conhecer in loco, as respostas actuais e as programadas para a segunda vaga da Covid-19, para que consigamos, todos juntos, proporcionar a melhor segurança e a melhor qualidade nos cuidados que prestamos. A vida das pessoas é prioritária. Sempre!”

GCI/MA e PR