SRCentro visita Hospital de Campanha Anjo d’ Ovar

• 04-06-2020

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, e Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional, visitaram no dia 3 de Junho o Hospital de campanha de Ovar, conhecido como Anjo d’Ovar.

Os responsáveis da SRCentro testemunharam as condições disponibilizadas neste espaço de resposta ao surto de Covid-19, que entrou em funcionamento a 13 de Abril, sob coordenação do Hospital de Ovar - Dr. Francisco Zagalo.

“Ovar é o verdadeiro exemplo do sucesso da cooperação. Perante um desafio inesperado, a comunidade ovarense conseguiu unir-se em torno da protecção da vida e mostrou a Portugal que não há impossíveis. Quando falamos em descentralização ou em regionalização, temos de perceber que o sucesso das medidas reside na capacidade de liderar para o resultado. O que hoje vimos no hospital de campanha, Anjo d’ Ovar, é o resultado do esforço, dedicação, coragem e competência, de toda a equipa multidisciplinar! Neste momento, com o R muito próximo de Zero e com apenas dois doentes internados, a intenção é desmobilizar, mas o conhecimento e a experiência servirão para continuar a melhorar os indicadores de saúde desta população.

Estou seguro que Ovar levará a discussão da regionalização ou descentralização, para um outro nível... e isto, devido ao trabalho desenvolvido por Salvador Malheiro e toda a sua equipa. Na verdade, as autarquias serão sempre o motor de desenvolvimento das políticas de proximidade. E na saúde, este pressuposto ganha uma dimensão inabalável na vida de todos nós”, afirmou Ricardo Correia de Matos após a visita.

A acompanhar a comitiva da SRCentro estiveram presentes Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar; Júlia Oliveira, coordenadora clínica; Alexandre Rodrigues, da Câmara Municipal de Ovar; e do Hospital de Ovar, o Presidente do Conselho Directivo, Luís Miguel Ferreira; e a Enfermeira Directora, Mariana Pinto Fragateiro.

GCI/MA e PR