SRCentro detectou falhas dramáticas no CHUCB

• 08-10-2018

Entre o dia 1 e 4 de Outubro, a Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros levou a cabo mais uma semana LADOaLADO que se iniciou com uma reunião com o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (CHUCB).

Prosseguiram-se outras reuniões com os Enfermeiros Chefes e Directores, assim como com os ELOs daquela instituição e o que os profissionais de enfermagem relataram foram falhas graves em vários serviços e défice de enfermeiros.

Após visitas realizadas a todos os serviços do CHUCB, incluindo o Hospital do Fundão, a SRCentro detectou existirem dotações muito abaixo (cerca de metade) das exigidas pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Para Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, esta situação é muito “preocupante” e revela a inoperância que o CA do CHUCB tem tido, pelo que “deixou chegar a este cenário ao longo de dois, três anos”.

Embora os enfermeiros tenham assumido e demonstrado desmotivação e desgaste no desempenho das suas funções, a SRCentro ainda teve oportunidade para conhecer alguns projectos desenvolvidos pelos profissionais de enfermagem desta instituição. Uma realidade que, apesar das dificuldades e adversidades que estes enfermeiros vivem todos os dias, revela o seu compromisso, entrega e profissionalismo para continuar a ajudar os doentes e utentes deste centro hospitalar.

Na sua missão de detectar e tentar minorar (e resolver) os problemas (graves) que aqui foram encontrados, a SRCentro irá enviar para as entidades competentes um relatório detalhado e exaustivo do cenário dramático que descobriu no CHUCB para que a segurança e qualidade da prestação de cuidados de saúde às populações da Cova da Beira seja reposta e assegurada na sua plenitude.

Assista à reportagem completa emitida na SIC:

CHUCB (foto) - GCI/PR