SRCentro contribui para o Plano Municipal de Saúde de Coimbra

• 15-07-2021

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros, como membro do Conselho Municipal de Saúde de Coimbra, esteve presente em mais uma reunião deste grupo, durante a qual foi apresentado o Plano Municipal de Saúde de Coimbra 2022-2025.

Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, esclareceu que, após se conhecer o perfil municipal de saúde do Município de Coimbra, “foi apresentado o plano de acção da estratégia municipal de saúde”.

Na sua perspectiva, “o poder autárquico compreende, finalmente, o efeito positivo de pessoas saudáveis na cadeia de valor e a importância de centrar as políticas públicas na vida das pessoas.

É importante realçar a inteligência do executivo da Câmara municipal de Coimbra em escolher a Professora Doutora Paula Santana, e a sua equipa, para construir a Estratégia Municipal de Saúde, bem como a humildade e coragem em integrar neste conselho, vários stakeholders, nomeadamente a Ordem dos Enfermeiros e outras associações profissionais”

O Presidente da SRCentro admitiu que “o resultado é um documento absolutamente singular, de elevada qualidade técnica e política, que servirá, seguramente, de referência nacional”.

“Seis eixos, 16 objectivos estratégicos, 29 metas, 41 linhas de acção e 94 acções resultam num enorme desafio, que a Ordem dos Enfermeiros abraça e vai colaborar activamente na sua operacionalização”, concluiu Ricardo Correia de Matos.

O Plano Municipal de Saúde de Coimbra 2022-2025, apesar de ainda estar em análise, é um documento cuja visão deve ser a matriz de funcionamento de qualquer sociedade que pretende ser sustentável, saudável e feliz.

GCI/MA e PR