SRCentro conclui visitas a serviços Covid-19

• 12-08-2020

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros concluiu o seu ciclo de visitas pelos serviços destinados aos doentes infectados com Covid-19 da sua área de abrangência.

Na passada sexta-feira, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra recebeu Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo; Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Enfermagem; e Valter Amorim, Presidente do Conselho Jurisdicional.

No dia de ontem, a comitiva da SRCentro visitou o Centro Hospitalar de Leiria, depois de, na segunda-feira, ter visitado a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, acompanhada por Rui Macedo, vogal do Conselho de Enfermagem Regional.

Como balanço deste ciclo de visitas, Ricardo Correia de Matos afirmou que “neste momento, o maior desafio é definir uma estratégia integrada com os vários stakeholders da saúde, de modo a permitir uma rápida resposta à segunda vaga da Covid-19, sem interferir na capacidade de resposta às patologias frequentes.

Pensar que os hospitais, de forma isolada, conseguirão enfrentar o inverso, com segurança e qualidade, é um erro que custará milhares de vidas humanas. É urgente a definição de uma estratégia concertada entre hospitais, ACES, sector privado e o sector social. Nesta cooperação, as câmaras municipais poderão ser a chave do sucesso”.

O Presidente do Conselho Directivo da SRCentro acrescentou que “é a altura para converter a reacção em prevenção. Utilizar o conhecimento e a experiência dos últimos meses, para construirmos um Sistema de Saúde que proteja todas as pessoas.

Mais uma vez, os profissionais de saúde lideraram a resposta e conseguiram um excelente resultado. Mas neste Inverno o argumento da surpresa não justificará a má preparação e o mau planeamento dos recursos humanos.

A capacidade de responder às necessidades das pessoas estará sempre dependente da qualidade e quantidade dos recursos humanos. Portugal apresenta o maior desequilíbrio das equipas multidisciplinares”.

E concluiu deixando um forte apelo: “precisamos urgentemente de contratar e valorizar os projectos profissionais dos Enfermeiros”.

Durante estas visitas institucionais, os representantes da SRCentro tiveram oportunidade de avaliar as medidas extraordinárias implementadas no âmbito da pandemia por SARS-CoV-2, depois de terem estado no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro) e no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira).

GCI/MA e PR